[email protected]
Praça da Bandeira, n.º 276, Centro - CEP: 37.545-000 - MG
Faça seu Login no Portal |

Ouvidoria Pública Municipal

Prefeitura Municipal de Cachoeira de Minas

O que é a Ouvidoria?

A ouvidoria é o elo de ligação entre o Municipio e o usuário dos serviços públicos. Ela é, ao mesmo tempo, uma unidade que promove a participação dos cidadãos, por meio de manifestações, as quais, poderão subsidiar os aprimoramentos necessários à gestão dos órgãos e entidades do Poder Público.

Assim, as ouvidorias possibilitam aos cidadãos o direito de participar na administração pública direta e indireta, estabelecido no § 3º do art.37 da Constituição, especialmente no que se refere ao acesso a registros administrativos e informações sobre atos de governo; apresentação de reclamações relativas à prestação dos serviços públicos em geral ou de denúncias do exercício negligente ou abusivo de cargo, emprego ou função pública.

São instituídas com a finalidade de viabilizar os direitos dos cidadãos de serem ouvidos e terem suas demandas pessoais e coletivas tratadas adequadamente no âmbito do órgão ou entidade a que pertencem. Sua função é intermediar as relações entre os cidadãos que as demandam e os órgãos ou entidades aos quais pertencem, promovendo a qualidade da comunicação entre eles e a formação de laços de confiança e colaboração mútua.

Como Funciona?

A Ouvidoria é responsável por receber manifestações, como: elogios, reclamações, denúncias, solicitação e simplifique.

Distinto dos demais canais de comunicação da instituição, a Ouvidoria tem um papel distinto, pois recebe, avalia e dá encaminhamento às demandas, observando as determinações legais, no que se refere ao sigilo de dados pessoais. Cabe à Ouvidoria a mediação de conflitos, que possam causar transtornos, danos, inconveniência ou impasse à organização ou ao seu público interno e externo, garantindo o direito de resposta às manifestações no menor prazo possível e de forma objetiva.

Como utilizar a Ouvidoria?

Para realizar denúncias, reclamações e sugestões, você deverá preencher um formulário eletrônico disponível no botão "Abrir Novo Chamado".

Após a confirmação do envio do formulário, anote o seu número de protocolo de acompanhamento. Com ele, você poderá acompanhar sua solicitação através da opção "Consultar Andamento".

Formas de Atendimento

Atendimento Presencial

Setor: Prefeitura Municipal de Cachoeira de Minas Serviço de informação ao Cidadão e Ouvidoria

Endereço: Praça da Bandeira, n.º 276

Bairro: Centro

CEP: 3754-500

E-mail: [email protected]

Atendimento Telefônico

(35) 3472-1270 / 3472-1333

Horário de Atendimento

Segunda à Sexta-feira 8h às 16h

Estatísticas

Confira a quantidade de pedidos de informação e respostas registrados na Ouvidoria, dos últimos meses.

Relatórios do E-SIC

Utilize o filtro a baixo para filtrar os chamados por ano.

Atividade da Ouvidoria Pública Municipal - ESTATÍSTICAS GERAIS

Tipo Quantidade Porcentagem
Em Andamento 1 25.0 %
Atendido 3 75.0 %
Total: 4

Tipo de Solicitantes

Tipo Quantidade Porcentagem
CPF 3 75 %
CNPJ 1 25 %

Perfil dos Solicitantes Pessoa Física - Gênero

Tipo Quantidade Porcentagem
Masculino 3 75.0 %
Feminino 1 25.0 %

Perfil dos Solicitantes Pessoa Física - Escolaridade

Tipo Quantidade Porcentagem
Pós-Graduação Concluída 3 75.0 %
Ensino Superior Concluído 1 25.0 %

Tipos de chamado

Tipo Quantidade Porcentagem
Anônimo 1 25.0 %
Identificado 3 75.0 %