Governo de Minas deve mais de R$6 bilhões às prefeituras, diz Associação de Municípios

• Fonte: Secretaria Municipal de Turismo, Cultura, Esportes e Lazer
  • Publicado em: 25/07/2018

A dívida do governo de Minas Gerais com as prefeituras ultrapassa os R$ 6 bilhões, o que está deixando as cidades em situação crítica, segundo a Associação Mineira de Municípios (AMM).

O montante inclui R$ 1 bilhão de Imposto sobre Circulação de Mercadorias e Serviços (ICMS) e Imposto sobre a Propriedade de Veículos Automotores (IPVA), que estaria retido, comprometendo o atendimento à população.

O assunto foi tema de audiência na Assembleia Legislativa de Minas Gerais (ALMG). Os prefeitos pediram socorro para os deputados para pressionar o governo de Minas a pagar logo o que deve aos municípios e afirmaram que o setor que mais sofre com a dívida é a saúde. Dos quase R$ 6 bilhões que o governo de Minas já deveria ter repassado para os municípios, aproximadamente 90% seriam destinados a atendimento médico para a população.

A dívida do Estado com Cachoeira de Minas ultrapassa R$2 milhões e, não acontecendo o pagamento nas próximas semanas, os serviços básicos serão impactados, prejudicando o atendimento à população.