Nota de esclarecimento - Secretaria Municipal de Saúde

• Fonte: Secretaria Municipal de Saúde
  • Publicado em: 23/03/2018

A Prefeitura Municipal de Cachoeira de Minas-MG, por intermédio da Secretaria Municipal de Saúde, vem a público fazer um esclarecimento com relação a algumas informações divulgadas em redes sociais na última semana acerca de suposta ausência de profissional médico no serviço de plantão.
Informamos que a Unidade Básica de Saúde Vista Alegre funciona durante todos os dias da semana, das 07:00 da manhã às 19:00 da noite e, para atender às necessidade em saúde da população, conta com equipe de enfermagem e profissional médico. Diferentemente do que foi mencionado em rede social, enfatizamos que a UBS Vista Alegre possui sim médico, o qual trabalha em regime de plantão (12 horas de duração).
Não obstante, faz-se necessário esclarecer ainda que a Unidade Básica de Saúde Vista Alegre possui médico clínico que atende pacientes em caráter eletivo e médico plantonista que atende urgências e emergências. Ademais, para realizar a triagem dos pacientes, utiliza-se protocolo clínico de urgência e emergência, com base nos sinais e sintomas e, consequentemente, na gravidade da condição de saúde apresentada.
Cabe informar também que ao procurar a UBS munido de prescrição medicamentosa e/ou de cuidado realizada por profissional que não seja integrante da rede municipal de assistência à saúde, o paciente será avaliado pelo profissional médico do serviço de plantão, em consonância às respectivas leis e códigos de ética de cada categoria profissional.
Na última sexta-feira, dia 16 de março de 2018, ao final da manhã recebemos na UBS Vista Alegre uma munícipe com sinais de Infarto Agudo do Miocárdio (IAM), situação de saúde que requer, conforme protocolo clínico de urgência e emergência, intervenção imediata, pois há risco iminente de morte. Os profissionais da equipe de saúde da UBS atenderam-na imediatamente e, pela gravidade do seu quadro, foi necessário transferi-la acompanhada pelo profissional médico, para o Hospital das Clínicas Samuel Libânio (HCSL), em Pouso Alegre. Durante o período de transferência da referida paciente, os munícipes que procuraram atendimento na UBS Vista Alegre passaram por triagem pelos profissionais da equipe de enfermagem e, como nenhum dos casos caracterizava urgência e/ou emergência, foram orientados a aguardar o retorno do profissional médico (aproximadamente 60 minutos).
Informamos que todos os munícipes que estavam na UBS foram atendidos pelo profissional médico após a transferência da paciente para o HCSL. Reiteramos que todas essas informações constam em prontuário de atendimento clínico.
Atenciosamente,
Secretaria Municipal de Saúde de Cachoeira de Minas.