Prefeitura lança campanha

• Fonte: Secretaria Municipal de Meio Ambiente
  • Publicado em: 06/05/2020

A Prefeitura Municipal de Cachoeira de Minas, por meio da Secretaria de Meio Ambiente e CODEMA, vão lançar uma nova campanha chamada "Fogo no Lote é Crime". O objetivo é conscientizar a população sobre os perigos causados pelas queimadas. A ação é uma iniciativa da Secretaria Municipal de Meio Ambiente e do Conselho de Proteção e Defesa Civil do município.

De acordo com a Lei Federal Nº 9.605/98, qualquer atividade que cause poluição ao meio ambiente e danos à saúde humana, como queimadas em lixo, matas e lotes vagos, se configuram como crime ambiental. Se pego em flagrante o autor é conduzido à delegacia.

Segundo o Secretário Municipal de Meio Ambiente, o órgão deverá intensificar a publicação de matérias educativas e de conscientização. “As pessoas precisam ter consciência de que toda queima prejudica a saúde”, ressaltou.

O Secretário ainda comentou que no período de estiagem as ocorrências aumentam significativamente e destacou que a queimada como recurso alternativo de limpeza não é o ideal, pois além de ser crime, gera poluição ao meio ambiente e pode causar acidentes e danos à saúde.